A copa do mundo futebol é um dos maiores eventos esportivos e a sua próxima edição será no Brasil. Um grande desafio que implica grandes oportunidades e responsabilidades para o Brasil, que envolve despesas milionárias para garantir o sucesso da mais importante competição esportiva da indústria mundial do entretenimento. Enquanto para a FIFA a Copa do Mundo é um festival que rende fartos lucros e objetiva expandir as fronteiras do negócio da bola, para o Brasil o evento é uma oportunidade de divulgar o país, torná-lo mais atraente e movimentar sua economia, especialmente o setor do turismo. Este trabalho tem por objetivo reunir informações sobre os principais aspectos relacionados ao desafio de organizar e sediar a Copa do Mundo de Futebol de 2014 no Brasil.
De acordo com as reservas, os principais emissores internacionais serão os Estados Unidos, Alemanha e a Inglaterra.E as três cidades mais visitadas serão Rio de Janeiro, São Paulo e Salvador.
A Forward data, criadora do forwardkeys®, é um fornecedor líder de inteligência operacional de negócios para conselhos nacionais de turismo. Keys: fornece elementos sobre á importância de demanda agregada e os fatos de sua expansão.
A copa do mundo proporcionará um aumento significativo no número de visitantes durante a realização dos jogos em cada uma das 12 cidades sedes da copa, no Rio de Janeiro por exemplo teve um fator de crescimento sete vezes maior para o período entre a cerimônia de abertura e os seis jogos agendados na cidade.
Os turistas dos E.U.A (25%), Colômbia(9%), Inglaterra(7%) que vai ficar um período de estadia em Belo Horizonte será maior do que 22 dias, mas cerca de 9% destes Turistas já decidiram visitar outras cidades como São Paulo e Rio de Janeiro. O estudo, pesquisa aponta que a tendência é que o ritmo de reservas aéreas diminua á medida que o evento vai se aproximando, pois os viajantes não deixaram pra fazer suas reservas de última hora, assim como ocorreu na África do Sul em 2010.
Acesso em 03 de maio de 2014.